Apple ironiza pane global do Windows em novo comercial de oito minutos

A Apple divulgou nesta terça-feira (07/10) um comercial de mais de oito minutos que faz humor com a falha ocorrida em computadores Windows em julho de 2024. Publicada no YouTube, a peça promove a segurança do macOS ao mostrar uma equipe fictícia em meio a um evento de negócios que é interrompido pela Tela Azul da Morte.

No roteiro, todos os estandes que utilizam PCs com Windows entram em colapso após uma falha generalizada, enquanto os personagens que recorrem a dispositivos da Apple conseguem seguir com suas atividades. A propaganda encerra com a mensagem: “Não há segurança como a do Mac”.

Referência ao apagão de 19 de julho de 2024

O comercial faz alusão direta ao incidente de 19 de julho de 2024, quando uma atualização defeituosa do Falcon, software da CrowdStrike, derrubou máquinas Windows em escala global. O problema resultou na exibição da Blue Screen of Death e paralisou setores como companhias aéreas, bancos, emissoras de TV e redes de supermercados. No Brasil, instituições financeiras relataram instabilidades.

Na ocasião, a CrowdStrike confirmou que o bug afetava apenas sistemas Windows, descartando ataque hacker ou falha de segurança. Equipamentos com macOS ou Linux não foram impactados. A Microsoft emitiu um comunicado orientando clientes a seguir as instruções da empresa de cibersegurança, e equipes de TI precisaram aplicar correções, muitas vezes manualmente, para restaurar os computadores.

O novo anúncio retoma o tom da campanha Get a Mac, lançada pela Apple há quase 20 anos, que também comparava as plataformas destacando supostas vulnerabilidades do Windows.

Com informações de Tecnoblog