Nobel de Física, instabilidade no Atlântico Norte, estreia da Leapmotor e outros destaques de 7 de outubro de 2025

John Clarke, Michel H. Devoret e John M. Martinis, da Universidade da Califórnia, receberam nesta terça-feira (7) o Nobel de Física de 2025. O trio foi reconhecido por experimentos que demonstraram a ocorrência de efeitos mecânicos quânticos em sistemas macroscópicos, visíveis a olho nu.

Um estudo publicado na revista Science Advances apontou que um dos principais sistemas de correntes do Atlântico Norte apresenta comportamento instável. A pesquisa utilizou registros anuais de conchas de moluscos coletadas ao longo de 150 anos para reconstruir o histórico climático da região e indicou a proximidade de um possível ponto de inflexão.

A fabricante chinesa Leapmotor confirmou a chegada de seus primeiros SUVs elétricos ao Brasil em novembro. O lançamento ocorrerá durante o Salão do Automóvel de São Paulo e contará com a estrutura de mais de 30 concessionárias, viabilizada pela parceria com a Stellantis, grupo responsável por marcas como Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën.

Levantamento da organização SaferNet identificou 16 casos de deepfakes de conteúdo sexual em escolas brasileiras desde 2023, envolvendo pelo menos 72 vítimas e 57 agressores.

Há 30 anos, em outubro de 1995, os cientistas suíços Michel Mayor e Didier Queloz anunciaram a descoberta do 51 Pegasi b, primeiro exoplaneta confirmado fora do Sistema Solar. Desde então, a ciência já catalogou mais de 6 mil mundos além da nossa vizinhança cósmica.

O Olhar Digital News vai ao ar de segunda a sexta-feira nas redes sociais do portal.

Com informações de Olhar Digital