Anthropic mira Índia, prepara escritório em Bengaluru e conversa com Reliance para lançar Claude

A Anthropic intensificou sua ofensiva no mercado indiano. O CEO e cofundador Dario Amodei está no país para oficializar a abertura de um escritório em Bengaluru e avançar em negociações com a Reliance Industries, conglomerado controlado por Mukesh Ambani, para disponibilizar o assistente de inteligência artificial Claude ao público local.

Segundo o TechCrunch, a Índia já é o segundo maior mercado da Anthropic em volume de tráfego, atrás apenas dos Estados Unidos. Em setembro, o aplicativo do Claude registrou aumento de 48% nos downloads e salto de 572% nos gastos de consumidores no país.

Amodei deve se reunir ainda nesta semana com o primeiro-ministro Narendra Modi e com autoridades em Nova Déli, além de manter encontros com investidores e startups indianas.

A inauguração do escritório está marcada para quinta-feira e contará com a presença dos executivos Guillaume Princen e Daniel Delaney, durante um evento voltado a desenvolvedores e empresas de tecnologia.

A possível parceria com a Reliance reforça a disputa da Anthropic com a OpenAI e outras rivais, como a Perplexity, que também buscam alianças com grandes operadoras e conglomerados indianos para ampliar oferta de soluções de IA generativa no país.

Com informações de Olhar Digital