Google deve levar IA Nano Banana ao Lens e a outros apps nativos do Android

A Google prepara a ampliação do uso da Nano Banana, solução de inteligência artificial voltada à criação e edição de imagens, para mais aplicativos instalados de fábrica no Android. A informação foi identificada em análise da versão 16.40.18.sa.arm64 do app Google Android realizada pelo portal Android Authority.

Segundo o levantamento, o Google Lens e a ferramenta Circule para Pesquisar estão entre os próximos serviços a receber a tecnologia. O código do aplicativo também menciona novas opções de geração de imagens no Google Tradutor e na Pesquisa, além da retomada do modo Ao Vivo do Lens, desativado anteriormente.

No caso do Circule para Pesquisar, o recurso ainda estaria em estágio inicial de desenvolvimento. Apesar disso, alguns usuários do Reddit que afirmam ter acesso antecipado relataram que a integração do Gemini 2.5 Flash Image — nome oficial da Nano Banana — apresenta desempenho “incrivelmente útil” e “extremamente bom”.

A Google não se pronunciou oficialmente sobre o assunto. Mesmo assim, o vice-presidente de engenharia de busca e cofundador do Lens, Rajan Patel, republicou a notícia no X (antigo Twitter) com a mensagem “fiquem de abertos”, sinalizando apoio à informação vazada.

Google deve levar IA Nano Banana ao Lens e a outros apps nativos do Android - Imagem do artigo original

Imagem: Internet

A possível expansão ocorre poucos dias após o anúncio do Google AI Plus, plano de assinatura que oferece acesso a ferramentas como Nano Banana, Veo 3 Fast e Gemini por menos de R$ 25 mensais.

Com informações de TecMundo