A Toyota e a Sumitomo Metal Mining anunciaram um passo importante na pesquisa de baterias totalmente de estado sólido para carros elétricos. As empresas, que cooperam desde 2021, criaram um material catódico de alta durabilidade por meio da tecnologia de síntese de pó patenteada pela Sumitomo.
O objetivo da parceria é aprimorar desempenho, qualidade e segurança, ao mesmo tempo em que busca reduzir custos de fabricação. A meta declarada é alcançar a primeira aplicação prática mundial do novo tipo de bateria em veículos elétricos.
Segundo o cronograma divulgado, a Sumitomo pretende iniciar a produção em massa do material catódico em abril de 2028, priorizando o fornecimento à Toyota. Paralelamente, a montadora japonesa também trabalha com a Idemitsu Kosan no desenvolvimento de sulfeto de lítio, outro componente essencial para esse tipo de bateria.
As baterias totalmente de estado sólido prometem maior autonomia, potência superior e tempos de recarga mais curtos em comparação às atuais baterias de íons de lítio, além de oferecerem níveis mais altos de segurança e vida útil prolongada. A Toyota planeja lançar veículos equipados com a nova tecnologia entre 2027 e 2028.
Imagem: Phlamai
Embora a empresa queira ser a primeira a colocar a solução no mercado, outras montadoras – como Mercedes-Benz, BMW, Volkswagen e Honda – também investem em projetos semelhantes. O ritmo de avanço e a complexidade de produção, que envolve custos elevados e disponibilidade de matérias-primas, determinarão quem conquistará a liderança nessa corrida tecnológica.
Com informações de Olhar Digital
