AMD confirma que aceleradores Instinct MI450 serão produzidos em 2 nm

A AMD adotará a litografia de 2 nanômetros na próxima geração de aceleradores Instinct. A informação foi revelada pela CEO Lisa Su durante entrevista ao Yahoo Finance, na qual comentava o recente acordo bilionário da companhia com a OpenAI.

“Estamos muito empolgados com nossa geração MI450. Ela utiliza tecnologia de 2 nm, a capacidade de fabricação mais avançada”, disse a executiva, sem fornecer detalhes adicionais sobre os chips.

Em publicações nas redes sociais, o insider Kepler_L2 acrescentou que o processo de 2 nm será aplicado apenas ao XCD (Accelerator Core Die), enquanto o AID (Active Interposer Die) continuará em 3 nm. O mesmo leaker afirmou que a produção ficará a cargo da TSMC, informação não mencionada diretamente por Lisa Su.

A confirmação chama atenção porque a rival NVIDIA já confirmou que suas GPUs para inteligência artificial da linha Vera Rubin utilizarão o processo N3P de 3 nm da TSMC. A AMD, em ocasiões anteriores, declarou que as novas Instinct competem com os produtos da concorrente e podem superá-los em capacidade de memória e largura de banda.

AMD confirma que aceleradores Instinct MI450 serão produzidos em 2 nm - Imagem do artigo original

Imagem: Internet

Antes dos MI450, a empresa havia anunciado que os processadores Epyc Venice para servidores também serão fabricados em 2 nm, reforçando a aposta da AMD na tecnologia de última geração.

Com informações de Adrenaline