Apple disponibiliza iOS 26.1 e leva Siri em português de Portugal a todos os usuários

A Apple liberou nesta segunda-feira, 3 de novembro de 2025, o iOS 26.1 para iPhone. A atualização marca a chegada oficial da Siri em português de Portugal para todos os dispositivos compatíveis, cumprindo promessa apresentada na última keynote.

Principais novidades

O pacote 26.1 foca em refinamentos do sistema introduzido no iOS 26, mas inclui mudanças pontuais de interface e novas funções:

  • Siri em português de Portugal – duas vozes podem ser baixadas pelo app Ajustes;
  • Apple Intelligence ampliado – suporte adicional para chinês tradicional, dinamarquês, holandês, norueguês, sueco, turco e vietnamita;
  • Teclado numérico do Telefone adota o visual Liquid Glass;
  • Fotos ganha barra de navegação e seletor de vídeo com fundo esbatido;
  • iPadOS 26.1 exibe downloads do Safari em janela centralizada;
  • Calendário mostra cor de fundo de eventos em toda a largura.

Música

No aplicativo Música, agora é possível deslizar para a esquerda ou para a direita na barra “A Reproduzir” para trocar de faixa rapidamente, aprimorando a interação introduzida com o novo design.

Tradução em tempo real nos AirPods

A funcionalidade de tradução simultânea, lançada em setembro, passa a reconhecer mandarim (simplificado e tradicional), italiano, japonês e coreano. O português de Portugal ainda não foi incluído.

Alarmes e temporizadores

O botão “Parar” foi substituído por um gesto de deslizar, exigindo mais intenção do usuário e reduzindo desligamentos acidentais.

Áudio e ajustes visuais

Usuários que utilizam microfones externos podem regular o ganho direto na Central de Controle. A versão também permite escolher o local de salvamento de gravações de áudio. Na interface, títulos de pastas e cabeçalhos do app Ajustes agora aparecem alinhados à esquerda, garantindo consistência visual.

Suporte a futuras integrações

Trechos do código do iOS 26.1 apontam trabalho da Apple em dois projetos: implementação de MCP para agentes de inteligência artificial em Mac, iPhone e iPad, e possível compatibilidade do iPhone com smartwatches de terceiros.

Notas de lançamento

A Apple destaca ainda aprimoramentos no design Liquid Glass, novos efeitos 3D para papéis de parede, ajustes no app Câmera, reformulação do app Telefone, filtros de remetentes em Mensagens, novidades no CarPlay, rotas preferidas em Mapas, recurso AutoMix no Música, aplicativo Apple Games, ferramentas de controle parental e melhorias de acessibilidade.

O iOS 26.1 está disponível para os mesmos modelos que já receberam o iOS 26. A empresa também liberou simultaneamente o iPadOS 26.1, watchOS 26.1, macOS Tahoe 26.1, tvOS 26.1, visionOS 26.1 e HomePod 26.1.

Com informações de pplware.sapo.pt