A Apple planeja uma ampla reformulação de sua estratégia para casas conectadas. De acordo com informações internas, a companhia pretende lançar, entre março e abril de 2026, um dispositivo central de comando para automação residencial, acompanhado de uma versão totalmente nova da assistente Siri.
Hub doméstico
O equipamento, descrito como um “centro de comando”, terá tela de 7 polegadas e formato parecido ao de dois iPhones lado a lado. Serão oferecidas duas variantes: uma para fixação na parede e outra com base de alto-falante semelhante ao HomePod mini, voltada para mesas ou bancadas.
O produto contará com sistema operacional próprio sem acesso à App Store; aplicativos da Apple serão exibidos em formato de widgets. Sensores integrados detectarão a presença de usuários, alterando o conteúdo mostrado — de relógio e temperatura, quando ninguém estiver por perto, para controles de iluminação ou climatização ao reconhecer alguém no ambiente. O dispositivo incluirá câmera para videochamadas e deverá custar por volta de US$ 350, valor que pode variar entre as duas versões.
Nova Siri baseada em IA generativa
A estreia do hub depende da chegada de uma Siri redesenhada, prevista para o iOS 26.4, no mesmo período. A Apple reconstruiu a arquitetura da assistente e passará a utilizar modelos de linguagem em larga escala, aproximando o serviço de soluções como ChatGPT. Parte dessa tecnologia virá de um modelo Google Gemini personalizado, executado nos servidores Private Cloud Compute da Apple, sem compartilhamento de dados com o Google.
Entre as funções prometidas estão contexto pessoal (buscar emails, arquivos e fotos relacionados ao usuário), consciência de tela (interagir com informações exibidas no dispositivo) e integração profunda entre apps (por exemplo, mover arquivos, editar fotos e enviá-las ou compartilhar rotas e tempo de chegada em mensagens).
Atualizações de HomePod mini e Apple TV
Antes ou durante o início de 2026, devem chegar novas versões do HomePod mini e da Apple TV. As mudanças serão internas, com chips atualizados e suporte a recursos de Apple Intelligence no caso do set-top box. Não há previsão de alterações no design. Ambos continuarão atuando como hubs para Matter, protocolo que expande a compatibilidade de acessórios com o ecossistema da empresa.
Imagem: Juli Clover
Câmeras de segurança próprias
A Apple também desenvolve câmeras de segurança para ambientes internos com integração ao HomeKit e ao futuro hub. O lançamento dos primeiros modelos é cogitado para o fim de 2026, com possibilidade de expansão para dispositivos como videoporteiros em seguida.
Com os novos produtos, a marca pretende modernizar um portfólio que não recebe mudanças significativas desde o lançamento do HomeKit há mais de dez anos.
Com informações de MacRumors
