O Google começou a disponibilizar, desde quarta-feira (05), o Gemini Deep Research, função que permite ao assistente de inteligência artificial vasculhar Gmail, Google Drive e Google Chat para montar relatórios detalhados em poucos minutos.
Como funciona
Ao ser ativado, o recurso acessa documentos, planilhas, apresentações, PDFs e e-mails armazenados nos serviços do Google indicados pelo usuário. Esses dados são combinados a informações públicas encontradas na web, resultando em análises amplas sobre temas específicos.
Entre os exemplos citados pela empresa estão:
- produção de estudo de mercado para um novo produto, utilizando arquivos de brainstorming no Drive, mensagens no Chat e e-mails no Gmail;
- levantamento de concorrentes, cruzando estratégias internas do usuário com dados disponíveis on-line.
Onde encontrar
A novidade aparece no menu Ferramentas do Gemini, na área de trabalho. Basta selecionar Pesquisa profunda, escolher as fontes desejadas e aguardar o relatório.
Imagem: Internet
Disponibilidade
Neste primeiro momento, o Deep Research está ativo apenas na versão web do chatbot. O Google informou que a atualização chegará aos aplicativos móveis nos próximos dias. A liberação ocorre de forma gradual para todos os usuários da IA.
Com informações de TecMundo
