A Amazon encaminhou uma notificação extrajudicial à startup de inteligência artificial Perplexity exigindo a interrupção imediata do Comet, agente automatizado que realiza compras no marketplace da varejista. Segundo o documento, a continuidade do serviço poderá resultar em ação judicial.
Em comunicado à agência AFP, um porta-voz da Amazon afirmou que a empresa “solicitou repetidamente que a Perplexity removesse a Amazon da experiência Comet, especialmente diante da significativa degradação na experiência de compra e atendimento ao cliente”. A gigante do e-commerce sustenta que o bot viola os termos de uso ao efetuar pedidos sem informar de forma clara que atua de maneira independente em nome dos usuários.
Acusações de violação de políticas
A Amazon alega que o sistema prejudica o consumidor ao oferecer recomendações pouco precisas e apresentar erros nos prazos de entrega. A companhia afirma também que o Comet não consegue personalizar sugestões de produtos de forma confiável, comprometendo a jornada de compra.
Resposta da startup
Sediada em São Francisco e avaliada em cerca de US$ 20 bilhões, a Perplexity classificou a notificação como tentativa de intimidação contra empresas inovadoras. A startup defende que o Comet foi concebido para simplificar o processo de aquisição on-line, utilizando IA generativa para tarefas autônomas como comparações de preços, reservas e compras.
Imagem: Robert Way
Enquanto contesta as alegações, a Amazon desenvolve e testa seus próprios agentes de inteligência artificial destinados a auxiliar consumidores durante todo o percurso de compra.
Com informações de Olhar Digital
