Um ataque cibernético contra a fornecedora norte-americana de sistemas Collins Aerospace derrubou, neste sábado (20/09/2025), plataformas de check-in em importantes aeroportos europeus. A falha provocou atrasos e cancelamentos de voos em Heathrow (Londres), Bruxelas e Berlim.
De acordo com a agência Reuters, o incidente afetou o MUSE, software que gerencia o autoatendimento de passageiros, o despacho de bagagens e a emissão de cartões de embarque. A RTX, controladora da Collins, confirmou que o programa foi o alvo da ação criminosa.
“Tomamos conhecimento de uma interrupção cibernética em nosso software MUSE em determinados aeroportos. O impacto limita-se ao check-in eletrônico e ao despacho de bagagem, podendo ser contornado com operações manuais”, informou a Collins Aerospace em comunicado.
No Aeroporto de Bruxelas, a falha teria começado ainda na sexta-feira (19/09), derrubando os sistemas automáticos e obrigando as equipes a realizar todos os procedimentos manualmente.
Utilizado por diversas companhias aéreas e terminais ao redor do mundo, o MUSE é considerado plataforma crítica para as operações aeroportuárias. Até o momento, não foi divulgado o tipo exato de ataque — hipóteses vão de um grande DDoS a um possível ransomware que desativou funcionalidades do sistema.
Imagem: Internet
As investigações continuam, e novas informações devem ser divulgadas pelas autoridades e pela Collins Aerospace assim que estiverem disponíveis.
Com informações de TecMundo

