Intel e NVIDIA desenvolvem parceria secreta há mais de um ano, revela Jensen Huang

Na última quinta-feira (18), Intel e NVIDIA confirmaram que uniram forças para combinar o desempenho de suas CPUs e GPUs em soluções voltadas a centros de dados e PCs. Segundo Jensen Huang, CEO da NVIDIA, a cooperação foi firmada discretamente há mais de um ano, quando Pat Gelsinger chefiava a Intel e Joe Biden já ocupava a presidência dos Estados Unidos, sem participação do governo anterior.

Huang afirmou que a atual administração norte-americana recebeu a notícia “com grande entusiasmo” e demonstrou apoio ao investimento conjunto. O executivo relatou ter conversado com o Secretário de Comércio, Howard Lutnick, que teria expressado entusiasmo ao ver duas empresas de tecnologia dos EUA atuando em conjunto.

O trabalho iniciado em 2024 envolve a harmonização de três arquiteturas distintas. “O esforço de arquitetura é extenso, e as equipes estão empolgadas com a nova estrutura”, destacou o CEO da NVIDIA.

Foco em inteligência artificial

A parceria prioriza a construção de centros de dados especializados em inteligência artificial. Nessa etapa, a Intel deverá fornecer versões customizadas de processadores Xeon, projetadas para aumentar a eficiência e reduzir o consumo de energia.

Além disso, a Intel planeja aproveitar sua experiência na arquitetura x86 para desenvolver novas CPUs integradas a tecnologias presentes nas GPUs GeForce da NVIDIA. O objetivo é lançar produtos capazes de rivalizar com as APUs mais avançadas da AMD.

Intel e NVIDIA desenvolvem parceria secreta há mais de um ano, revela Jensen Huang - Imagem do artigo original

Imagem: Internet

Apesar de o acordo ter começado em 2024, os primeiros resultados comerciais ainda vão levar tempo. A expectativa é que os produtos direcionados a servidores e ao mercado consumidor só cheguem entre o fim de 2027 e o início de 2028.

Com informações de Adrenaline