Engenheiros do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) anunciaram o desenvolvimento de uma liga de alumínio capaz de ser impressa em 3D que, segundo testes de simulação, apresenta resistência cinco vezes superior à do alumínio tradicional, além de menor peso e maior tolerância a altas temperaturas.
Como a nova liga foi obtida
Para chegar à composição ideal, a equipe combinou machine learning com simulações computacionais. Métodos convencionais exigiriam avaliar mais de 1 milhão de combinações possíveis de elementos; com o uso de algoritmos, os pesquisadores reduziram esse universo a apenas 40 candidatos, acelerando o processo de descoberta.
Em seguida, os engenheiros compararam o desempenho da liga escolhida com os resultados das mais de 1 milhão de variações testadas sem apoio de inteligência artificial. O material selecionado superou todas as alternativas simuladas.
Aplicações previstas
Por aliar leveza e alta resistência, a nova liga pode ser aplicada em:
- pás de ventiladores de motores a jato, que operam sob altas temperaturas;
- carros de luxo, onde a redução de peso contribui para eficiência energética;
- sistemas de resfriamento de data centers, que exigem materiais duráveis e térmicamente estáveis.
“Se conseguirmos empregar um material mais leve e resistente, a indústria de transportes economizará uma quantidade considerável de energia”, afirmou Mohadeseh Taheri-Mousavi, líder do estudo.
Imagem: Caure
Impressão 3D e resfriamento lento
Depois de definir a composição, a equipe concluiu que a impressão 3D era a técnica mais adequada para fabricar o novo metal, substituindo o método tradicional de fundição. De acordo com o portal Interesting Engineering, testes indicaram que tempos de resfriamento mais longos durante a impressão aumentam ainda mais a resistência da liga.
Os resultados completos do trabalho foram publicados na revista científica Advanced Materials.
Com informações de Olhar Digital
