Microsoft inicia distribuição do MAI-Image-1, primeiro gerador de imagens próprio do Bing

A Microsoft começou a liberar em caráter global, na última terça-feira (04/11/2025), o MAI-Image-1, seu primeiro modelo de inteligência artificial criado internamente para geração de imagens. A novidade passa a integrar o Bing e o assistente Copilot, reduzindo a dependência da empresa de soluções licenciadas da OpenAI, como o DALL-E 3 e o GPT-4o.

Foco em fotorrealismo

Desenvolvido do zero pela equipe de IA da Microsoft, o MAI-Image-1 foi treinado para reproduzir com precisão iluminação, cores e texturas. A companhia consultou profissionais de áreas criativas durante o processo de desenvolvimento, buscando resultados mais fiéis à realidade. Segundo a Microsoft, o modelo produz imagens fotorrealistas de paisagens, animais, objetos e alimentos com alta rapidez.

Mustafa Suleyman, CEO da divisão de IA da empresa, divulgou no X exemplos de criações feitas nos testes internos, ressaltando a velocidade e a qualidade visual das imagens.

Como acessar

O MAI-Image-1 está embutido nos serviços de geração de imagens do ecossistema Microsoft. Há três maneiras de utilizar o recurso:

  • Bing Image Creator, pelo endereço bing.com/create;
  • Aplicativo móvel do Bing para Android e iOS;
  • Caixa de pesquisa do próprio site do Bing.

Disponibilidade gradual

Embora o lançamento seja global, a liberação ocorre em fases. Nos testes realizados pelo TecMundo, ainda não é possível selecionar o MAI-Image-1 no Brasil. Países da União Europeia também não receberão o modelo por enquanto, possivelmente por questões regulatórias.

Microsoft inicia distribuição do MAI-Image-1, primeiro gerador de imagens próprio do Bing - Imagem do artigo original

Imagem: Internet

Além de servir como alternativa às soluções da OpenAI, a ferramenta deverá ser integrada futuramente ao recurso experimental Copilot Expressões de Áudio, permitindo gerar imagens que acompanhem histórias narradas pelo assistente.

Com informações de TecMundo