São Paulo – Rubens Kühl, gerente de produtos e mercado do Registro.br, morreu nesta segunda-feira (3) aos 55 anos. A informação foi confirmada pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), que não divulgou a causa do falecimento.
Com 16 anos de atuação no NIC.br, Kühl era referência na comunidade brasileira de operação de redes desde os primórdios da internet comercial no país. Seu trabalho incluía a gestão de canais, marketing de produtos e administração da marca do Registro.br, órgão responsável pelo registro e manutenção de domínios terminados em “.br”.
Carreira ligada à governança da internet
Formado em comunicações digitais, área em que acumulou três décadas de experiência, Kühl era especialista em sistemas de pagamentos e domínios. Atuava como evangelista de tecnologias como DNS, DNSSEC e IPv6.
Ele também coordenava os encontros do Grupo de Trabalho em Engenharia e Operação de Redes (GTER), selecionando a programação e conduzindo as apresentações. Desde 2014, era instrutor da Escola de Governança da Internet (EGI), iniciativa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).
No cenário internacional, participou de iniciativas da Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN) e ocupava assento no conselho da Generic Names Supporting Organization (GNSO).
Imagem: Internet
Despedida
O velório está marcado para terça-feira (4), a partir das 10h, no Cemitério Jardim da Colina, em São Bernardo do Campo (SP). O sepultamento ocorrerá no mesmo local, às 14h30. Rubens Kühl deixa esposa e dois filhos.
Com informações de TecMundo
