A TIM anunciou nesta quarta-feira, 8 de outubro de 2025, uma parceria com a IHS Brasil para construir e operar até 3 000 novas torres de telecomunicação em todo o país. O investimento previsto não foi divulgado.
Expansão começa com 500 estruturas
O plano inclui torres do tipo MAKE, modalidade em que a operadora ergue infraestrutura própria, contando ou não com apoio de terceiros. Na fase inicial, pelo menos 500 unidades devem entrar em operação em várias regiões.
Foco em 5G e Internet das Coisas
Segundo a TIM, as novas torres — também chamadas de “sites” — vão ampliar a cobertura e melhorar a qualidade do serviço tanto para consumidores finais (B2C) quanto para clientes corporativos (B2B). Entre as empresas, o destaque é o suporte a projetos de Internet das Coisas (IoT), com ênfase nos setores de rodovias e agronegócio.
Redução de custos e compartilhamento
A companhia informou que a iniciativa integra o seu Plano de Eficiência em Arrendamento, visando reduzir despesas com aluguéis de sites. A infraestrutura será prioritariamente utilizada pela TIM, mas poderá ser compartilhada com outras operadoras.
Nos últimos meses, a tele renegociou diversos contratos, resultando no fechamento ou na realocação de aproximadamente 6 000 sites e mantendo cerca de 30% dos acordos em negociação.
Imagem: Internet
Com a parceria, a TIM espera fortalecer a presença no mercado corporativo e acelerar a implantação da rede 5G em todo o território nacional.
Com informações de TecMundo
